sexta-feira, 18 de novembro de 2011

UMA BOA FILOSOFIA DE VIDA

18 de Novembro

"Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade para entender provérbios e parábolas, as palavras e os enigmas dos sábios." Provérbios 1:5 e 6

Todos nós deveríamos adoptar com sabedoria uma filosofia de vida, uma directriz de conduta que nos ajude a tomar decisões para sabermos agir e reagir em todos os momentos, em todas as circunstâncias. Isto é deveras importante, pois, de contrário, seríamos como camaleões adoptando uma postura diferente em cada situação da vida.
Há muitos anos recebi, de uma bondosa senhora, um pequeno álbum com uma colecção de poemas, histórias e coisas interessantes de ensinos morais por ela seleccionados. Revendo esse material, encontrei "Os Dez Mandamentos de Jefferson", que desejo partilhar consigo, pois nas suas palavras há muita sabedoria:
1. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.
2. Não peça auxílio para o que pode fazer sozinho.
3. Não compre objectos inúteis a pretexto de que são baratos.
4. Não seja vaidoso nem orgulhoso, pois o orgulho e a vaidade custam mais caro do que a fome e a sede.
6. Não se arrependa nunca de ter comido pouco.
7. Não gaste o seu dinheiro antes de o ter ganho.
8. Faça de boa vontade o que fizer e nunca se cansará.
9. Não tenha apreensões, por não saber o que o futuro lhe reserva. Que adianta tê-las?
9. As desgraças que mais tememos são as que quase nunca se realizam.
10. Considere todas as coisas sob um prisma favorável. Quando estiver contrariado, conte até dez antes de proferir qualquer palavra e até cem se estiver encolerizado.
Notou que, em síntese, poderíamos dizer que a filosofia de vida de Thomas Jefferson, um dos famosos presidentes norte-americanos, era: disposição para agir, controlo das finanças e das emoções, e confiança no presente e no futuro, com muito optimismo.
Nunca nos deveríamos esquecer que os cristãos vitoriosos são aqueles que adoptam sempre uma nobre e distinta filosofia de vida, com boa dose de optimismo e total confiança em Deus.