sábado, 19 de novembro de 2011

MEMORIAL DA CRIAÇÃO

19 de Novembro

"Respondeu-lhes ele: Isto é o que diz o Senhor: amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar separai, guardando para a manhã seguinte." Êxodo 16:23

A lição da santidade do Sábado, ministrada por Deus ao povo de Israel por ocasião da sua jornada pelo deserto, foi impressionante. Na Sexta-feira o maná caía em dobro, mas no Sábado não havia maná pela manhã. Na Sexta-feira deveriam fazer todos os preparativos para ter o Sábado como dia de real descanso, em obediência ao quarto mandamento.
O quarto mandamento é único num aspecto: traz consigo uma ordem dupla. Pede que descansemos todas as semanas no sétimo dia, isto é, no Sábado, e adverte a que trabalhemos nos outros seis dias.
Descansar no sétimo dia não é apenas um preceito de reflexos físicos. Há propósitos que vão além do repouso simplesmente físico e, até mental, para a recuperação do organismo perante os embates da vida. O repouso no Sábado tem como característica fundamental o reconhecimento da criatura para com o seu Criador, aceitando-O como o Soberano de todo o Universo e prestando-Lhe culto nesse dia determinado por Ele.
Embora o Sábado, na aparência, seja igual aos outros seis dias, na realidade é um dia singular. É um dia diferente não por vontade de homens, mas pela ordem e decreto do Criador. Ele fez desse dia um Feriado Semanal, como Memorial da Criação. Além de o separar para o nosso descanso, Deus achou por bem abençoar e santificar o dia de Sábado.
Qualquer pessoa pode receber as vantagens físicas do descanso semanal feito em qualquer um dos sete dias da semana. Entretanto, quando descansamos no sétimo dia, atendendo à solicitação divina, tendo a mente voltada para a adoração do Criador, só então é que entendemos porque é que o Sábado é um dia abençoado e santo. Há alegria, contentamento e um bem-estar indescritíveis, que invadem a alma quando adoramos o criador no dia que Ele designou para esse fim.
Esse descanso, que tanto bem faz, lembra-nos do bem-estar que sentiram Adão e Eva no paraíso. No dia seguinte após terem sido criados por Deus, no Sábado, adoraram o Criador agradecidos pela vida, e fizeram-no no dia em que Ele também estava a descansar, a abençoar e a santificar.