terça-feira, 22 de novembro de 2011

FIDELIDADE

22 de Novembro

"Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Apocalipse 2:10

Na União Sul-Brasileira da Igreja Adventista de 7ª Dia, onde tive o privilégio de trabalhar durante quinze anos, recebíamos semanalmente uma mensagem que o consultor e antropólogo Dr. Luiz Marins nos enviava. Certo dia, surpreendi-me ao ler a sua mensagem, pois tratava da relação que existe entre sucesso e fidelidade.
Vou extrair alguns trechos dos seus pensamentos: "Numa análise antropológica que fizemos, chegámos a uma constatação simples - um dos grandes factores do sucesso de pessoas e empresas é a fidelidade. E fidelidade a tudo. A empresa de sucesso é aquela que tem e demonstra fidelidade ao seu cliente. Uma real e visível fidelidade de total envolvimento com o sucesso do seu cliente. Os funcionários melhor avaliados são aqueles que possuem e demonstram total fidelidade à marca dos produtos que a sua empresa tem, às políticas, directrizes, missão, foco e visão da empresa em que trabalham."
É interessante que o Dr. Marins concluíu a sua mensagem semanal fazendo um louvor à fidelidade, e um apelo. Ele disse: "Esta semana, pense nisto: É 'fiel' à sua empresa, à sua liderança, aos seus amigos? É visto como alguém 'fiel'? O seu comportamento consegue demonstrar a sua fidelidade a pessoas e à sua empresa, à sua marca?"
Como é bom ver pessoas do mundo empresarial, do comércio, da indústria, da política, também preocupadas em divulgar a necessidade de fidelidade.
Bem sabemos que a prática da fidelidade, para ser genuína e válida, tem que brotar de um coração que vibre e se apaixone por ela. A fidelidade não pode ser interesseira. Tem que ser espontânea e pura. Senão, será como o caso do porquinho que era mantido limpo, perfumado e com uma linda fitinha vermelha no pescoço. Todos se admiravam e diziam: "Ele é tão bonitinho e limpo que nem parece porco!" No entanto, no primeiro instante em que se viu livre, e tendo diante de si a lama, chafurdou logo nela. Voltou a ser verdadeiramente o que era - um porco.
A fidelidade que Deus espera que vivamos é a que vem do fundo da alma. Ela é natural e despretensiosa. Para os que vivem essa fidelidade, voltada para os princípios divinos, Deus diz: "Dar-te-ei a coroa da vida".