segunda-feira, 21 de novembro de 2011

REFLECTINDO A GLÓRIA OU A VAIDADE?

21 de Novembro

"Ó homens, até quando tornareis a Minha glória em vexame, e amareis a vaidade, e buscareis a mentira?" Salmo 4:2

Não é pecado algum o cristão esmerar-se na sua aparência pessoal. Mas o pecado pode residir numa coisa que é muito perigosa. É a egolatria; ou seja, colocar o 'eu' no lugar de Deus.
Normalmente, quando essa doença espiritual toma conta do lugar em que Deus deveria estar entronizado, muitas coisas acontecem. Os bens que Deus tão generosamente coloca nas nossas mãos são usados de maneira imprópria; e o tempo, esse dom tão precioso que está à nossa disposição, por vezes é despendido em grandes quantidades no cuidado com a aparência pessoal. Depois não se encontra tempo para a leitura meditativa da Bíblia Sagrada e para a oração.
Equilíbrio e sensatez são dois belos predicados da vida do cristão. No entanto, desleixo, descuido pessoal e ferrenho fanatismo numa extremidade, e vaidade e ostentação na outra, são testemunhas tristes que em nada colaboram para divulgar o nome de Cristo. É nesse contexto que se encaixam perfeitamente bem as modas, compreendendo o vestuário e adornos, bem como as demais coisas.
Houve um tempo em que a preocupação com toda essa questão estava voltada unicamente para o sexo feminino. Entretanto, hoje já se apercebe que é cada vez maior o número de homens que, dando vazão à vaidade, também frequentam casas especializadas, que oferecem tudo o que eles pensam que satisfaz os desejos de uma melhor aparência.
O sábio Salomão, depois de ter desfrutado de luxo, ostentação e prazeres, chegou à conclusão de que tudo isso era não apenas vaidade, mas por vezes até mentira. Muito aprecio as palavras sensatas e equilibradas de Pedro, quando recomenda o melhor adorno para o cristão: "Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como o frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus." I Pedro 3:3, 4.
Que Deus nos ajude a sermos sensatos e equilibrados em toda a nossa forma de proceder. Que o mundo veja em nós o reflexo da humildade, da santidade e da beleza do carácter de Jesus.