quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SEDE COMPASSIVOS

23 de Novembro

"Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou." Efésios 4:32

A palavra compaixao tem uma sonoridade que agrada aos meus ouvidos. Soa de maneira suave e profunda.
Entretanto, é no seu significado que a palavra compaixão deve penetrar fundo na nossa alma. Ela quer dizer: sentimento de pesar, dor que se sente pelo mal alheio, comiseração, dó.
O mundo dos nossos dias, em face do tremendo desenvolvimento dos meios de comunicação, trouxe-nos, juntamente com as grandes vantagens, um grande problema. A todo o instante os nossos olhos e ouvidos são bombardeados por notícias, que em geral são das coisas más que acontecem em qualquer ponto do globo terrestre. São guerras, fomes, enchentes, desmoronamentos, acidentes aéreos, terrestres e marítimos, e, ultimamente, o terrorismo. O sofrimento humano é apresentado da forma mais nítida e das maneiras mais variadas que se possa imaginar.
O triste é que nos vamos acostumando, com o decorrer do tempo, a ver a miséria e a dor dos outros. E, visto estarmos à distância e nada podermos fazer, passamos a praticar a compaixão estática. Temos dó, sentimos tristeza pela dor dos outros, mas nada fazemos.
O pior de tudo isso é que a compaixão estática, inoperante, passou a ser adoptada por muitos quando enfrentam a miséria e a dor ao vivo, diante dos seus olhos. Têm também dó, entristecem-se, mas nada fazem.
Que fazemos com os pedintes que batem à nossa porta? Que fazemos com os bêbados caídos na sarjeta? Que fazemos com os acidentados caídos na rua? Que fazemos quando há enchentes ou outras calamidades? Achamos que é o governo que tem que atender aos necessitados? Achamos que devolver os dízimos e ofertas a Deus é tudo o que podemos fazer?
A verdadeira compaixão é o amor de mangas arregaçadas. É você ver a dor, a tristeza, a miséria, e agir para minorar o sofrimento do próximo. Que atentemos para a recomendação de Paulo: "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos." Efésios 4:32.