domingo, 25 de dezembro de 2011

DA ÁRVORE DE NATAL PARA A ÁRVORE DA VIDA

25 de Dezembro

"No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas das árvores são para a cura dos povos." Apocalipse 22:2

Adão e Eva viviam num paraíso, cercados de paz, harmonia e felicidade plena. Não havia entre eles doenças e desavenças. A morte não existia, porque nenhuma espécie de mal tinha sido introduzida, até então, no planeta Terra. Sendo uma criatura vinda das mãos de Deus, o homem devia ao Criador, não apenas a gratidão, mas também o reconhecimento do Seu domínio. Assim, a obediência dedicada pela criatura ao seu Senhor e Criador deveria ser um acto de amor e jamais de servidão.
No princípio, Deus colocou no paraíso, bem no meio do Jardim do Éden, uma árvore, como prova de fidelidade e amor. Os homens poderiam comer livremente de qualquer árvore de todo o paraíso. Só não deveriam comer dos frutos daquela única árvore. A obediência à ordem do Criador seria a aceitação, por parte do homem, do domínio do Criador e um acto de amor e reconhecimento. Seria como o filho que obedece ao pai porque lhe dedica muito amor.
Mas porque é que os nossos primeiros pais comeram do fruto proibido? No relacionamento entre Criador e criatura entrou um terceiro personagem chamado Lúcifer, ou Satanás, que insinuou algumas coisas, tais como: Se transgredirem a lei de Deus vão sentir coisas extraordinárias. Os vossos olhos vão abrir-se. Vão ficar a conhecer o bem e o mal, e isso é emocionante! E quanto ao que Deus vos disse que se comerem vão morrer, estejam tranquilos, porque não é verdade, não vão morrer.
Foi assim que os nossos primeiros pais, preferindo rejeitar a autoridade divina, aceitaram a direcção de Satanás para a sua vida. O resultado foi o que conhecemos: a separação de Deus, a dor, os infortúnios e a morte.
No entanto, hoje, no meio de tantas dores e tristezas do mundo em pecado, brilha para nós a preciosa estrela de Belém, Cristo Jesus. Na Sua perfeita obediência a Deus, Ele tomou o nosso lugar na morte a fim de que voltemos a ter a possibilidade de voltar ao paraíso para vivermos a vida de saúde, paz e eterna felicidade, que o Pai sempre quis que tivessémos.
Ao olhar para uma árvore de Natal, veja-se, pela fé em Jesus, a participar da árvore da vida num futuro muito breve.

Entoe também, do fundo do coração, o lindo cântico de gratidão
Give Thanks - Links, 5M. - (Natal)