quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PREPARO PARA A VIDA

22 de Dezembro

"Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." II Coríntios 4:18

Começo e fim; calor e frio; seca e enchente; saúde e doença; alegria e tristeza; vida e morte - Deus não nos fez para vivermos no meio destes terríveis contrastes. Foram as contingências do pecado que nos condicionaram a tais coisas.
Sei que boa parte dos leitores desta meditação vivem dias de saúde, paz, alegria; e talvez estejam no período de ascendência e de crescimento físico, intelectual e social; estes são os jovens. Nesse período exuberante da vida tudo é ânimo, entusiasmo e alegria. Óptimo! No entanto, inexoravelmente esse período passa e passa muito rapidamente. E então, nem tudo são flores, risos e alegria. Por isso, é necessária preparação para esses dias futuros.
Há quatro factores muito importantes da nossa preparação para a velhice: Preparar a saúde, a preparação psicológica, a preparação material e financeira e, o mais importante, a preparação espiritual.
Esta última é a mais importante porque nos dá substratos para entendermos com precisão questões como o porquê do sofrimento, da dor e da morte. Ajuda a entender a nossa origem, os propósitos da vida e o nosso destino. É o que não nos deixa a vaguear em conjecturas quanto ao nosso futuro. Pelo contrário, tendo fé e crendo em Jesus Cristo, temos a mesma certeza do apóstolo Paulo, que escreveu esta mensagem aos crentes de Corinto:
"Por isso nunca ficamos desanimados. Ainda que o nosso corpo se vá gastando, o nosso espírito se vai renovando dia a dia. E essa pequena e passageira aflição que sentimos vai trazer-nos uma enorme e eterna glória, muito maior do que o sofrimento. Porque nós não fixamos a nossa atenção nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem. O que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre." II Coríntios 4:16-18 (BLH).
Esta visão correcta do plano de Deus para connosco ajuda-nos a nunca pisarmos terreno movediço ou a tropeçarmos em vãs filosofias.

BLH = A Bíblia na Linguagem de Hoje