domingo, 18 de dezembro de 2011

PERFEIÇÃO E SANTIDADE

18 de Dezembro

"Portanto, sêde vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste." Mateus 5:48

Há pessoas que não entendem. Outras acham impossível atingir o que Deus requer de nós, que é perfeição e também santidade.
Mesmo numa análise rápida e superficial, é fácil concluir que nós, seres humanos, por melhores que sejamos, não seremos nem perfeitos, nem santos. A Bíblia Sagrada, em Romanos 8:23, diz: "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus."
Perante o pecado, tudo o que é humano é imperfeito. A imperfeição faz parte da natureza humana. A perfeição e a santidade absolutas deixaram de ser características inerentes, desde que o ser humano caiu no pecado. Os pensamentos não são inteiramente puros, as intenções nem sempre são as melhores e, como resultado, as atitudes, as obras e as acções dos homens também não são perfeitas.
Mas, então, porque é que Deus espera que sejamos perfeitos como Ele?
Antes de mais nada temos que entender que Deus, como um Pai de amor e de bondade, jamais pediria aos Seus filhos alguma coisa impossível de realizar. É um facto mais do que reconhecido que, por nós mesmos, somos incapazes de ser santos e perfeitos. É exactamente aqui que entra a fé. Somos levados a reconhecer a nossa imperfeição. Nos registos celestiais, Deus substitui todas as nossas dívidas pelo crédito da vida pura, justa e perfeita do Seu Filho. Ele aceita a perfeição e a santidade de Jesus. Assim, tornamo-nos santos e perfeitos.
É verdade que ainda somos humanos e falhamos. Somos como uma criança recém-nascida que inicia o crescimento. No livro Parábolas de Jesus, Ellen White comenta sobre isso: "Em cada estágio do desenvolvimento da vida podemos ser perfeitos." - pág. 65.
Isto quer dizer que não iremos ficar de braços cruzados, confiando na perfeição e santidade de Jesus. Não! lremos seguir os Seus passos, sabendo que perfeição e santidade não são o ponto final de chegada aqui neste mundo, mas o caminho. Esse caminho é Jesus. Mediante o pedido de perdão por deslizes cometidos, a justiça de Cristo é-nos comunicada para mantermos a vida santa e perfeita. Isto é um acto de fé da nossa parte, e de graça da parte de Deus. Essa é a dinâmica do amor divino!