segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O MAIS LINDO RÓTULO

12 de Dezembro

"E, por todo um ano, [Barnabé e Paulo] se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos." Actos 11:26

É lindo! Pela vida que viviam, pelo exemplo que davam na comunidade de Antioquia, pela primeira vez os seguidores de Jesus foram rotulados de cristãos.
Sempre foi muito comum rotularmos as pessoas de acordo com a aparência: Quando pensamos em Zaqueu, logo nos vem à mente: 'baixinho'; Pedro: 'impulsivo', e assim por diante.
Na convivência diária com as pessoas que nos cercam e que nos são mais conhecidas, muitas vezes nos valemos dos 'rótulos' para caracterizar algumas delas. O interessante é que esses rótulos nem sempre são a expressão fiel da realidade. Às vezes são aplicados unicamente por causa de um acontecimento isolado do passado. Por exemplo: alguém teve a desdita de esquecer de pagar uma conta. Pronto! Para alguns essa pessoa já está rotulada de 'caloteiro'.
Por outro lado, como é lindo ver pessoas que passaram a ser conhecidas e rotuladas com distinção, por causa da vida que vivem e do exemplo que dão. Conheci uma senhora cujo nome era o mais comum, mas a sua vida era invulgar. Onde houvesse alguém carente ou necessitado, lá estava ela para ajudar. Não importava onde, nem como. Para ela, havia sempre uma maneira de auxiliar. Assim, por ser a mãe dos necessitados, carinhosamente todos a chamavam 'mamã Maria'.
Que honra para os seguidores de Jesus em Antioquia! O seu exemplo ao aceitarem e viverem a nova fé, embora estivessem cercados por praticantes dos costumes pagãos, emergiu como límpido lírio no meio do pântano e ali "foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos".
Vale a pena reflectir um pouco. Por que rótulo somos conhecidos na rua em que moramos, na escola em que estudamos, no supermercado onde compramos, no lugar onde trabalhamos? Quando nos vêem, eles lembram-se de que somos seguidores de Cristo? Que somos Cristãos? E que ansiamos pela Sua segunda vinda?