sábado, 17 de dezembro de 2011

ENVELHECER COMO AS PALMEIRAS

17 de Dezembro

"Em ti, Senhor, me refugio, não seja eu jamais envergonhado. ... Não me rejeites na minha velhice, quando me faltarem as forças, não me desampares." Salmo 71:1 e 9

O Salmo 71, além de apresentar palavras de louvor e gratidão a Deus (ele diz: "Em Ti tenho-me apoiado desde o meu nascimento; do ventre materno Tu me tiraste, Tu és motivo para os meus louvores constantemente"), David também faz uma comovente súplica em favor dos dias do entardecer e do ocaso da sua vida - a velhice: "Não me desampares."
Creio que todos podemos facilmente entender o porquê da sua fervorosa súplica. Aqueles que já viveram os bons e agitados anos da vida, ao terem de enfrentar a decrepitude com a perda da energia, do entusiasmo e até da vontade, são, muitas vezes, levados ao isolamento e à solidão.
Ao sentirem-se sós, tudo ao seu redor lhes parece hostil. As gerações mais jovens necessitam de cuidar do seu trabalho, da sua vida, e não lhes resta tempo para estarem com eles. Por outro lado, eles, os idosos, agora têm tempo, mas não têm ânimo e energia para novos projectos e ocupações. A mente divaga entre as reminiscências do passado, as preocupações do presente e as incertezas do futuro. Por isso, o salmista clamou a Deus: "Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças, não me desampares."
A minha palavra de reflexão de hoje vai primeiramente para si, que está a viver os dias de exuberância na saúde, nas energias e na disposição para os embates da vida. Dê hoje aos idosos, sejam da sua família ou não, toda a atenção, carinho e amor que vai querer receber quando lá chegar. Lembre-se: os dias passam bem depressa, e, se deseja chegar ao entardecer da vida com equilíbrio mental, com bem-estar físico, espiritual e financeiro, precisa de se preparar desde agora.
E você, querido amigo ou amiga, que já viveu longos anos, agradeça a Deus os anos vividos e ponha n'Ele toda a sua confiança. Anime-se, e ainda estabeleça metas e projectos que desafiem as suas energias e a sua força de vontade. Lembre-se de que em cada fase da vida nós podemos descobrir as coisas bonitas que nos motivam a viver alegres e confiantes em Deus. Que sejamos como as palmeiras que envelhecem mas crescem sempre!