terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A GOTA DE ORVALHO

20 de Dezembro

"E lhes enxugará dos olhos toda a lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram." Apocalipse 21:4

Numa casa em que morei alguns anos, tínhamos algumas roseiras que produziam lindas flores. Gosto de apreciar as flores, e as rosas encantam-me pela sua beleza e perfume. Certo dia, de manhã, deliciei-me com o lindo quadro que contemplei. Sobre a aveludada pétala de uma rosa que desabrochava havia uma gota cristalina do orvalho que ali se formara durante a noite. Os raios do sol da manhã incidiam sobre a gota que, funcionando como prisma, reflectia as cores do arco-íris, proporcionando um quadro magistral aos nossos olhos.
Ao contemplar aquela cena, pensei que poderia muito bem retratar, em miniatura, a história da humanidade. Vivemos num mundo de tristezas, dores e sofrimentos resultantes do pecado. Aquela gota de orvalho poderia muito bem representar as lágrimas que, por vezes, derramamos perante os problemas e tristezas que enfrentamos nos embates da nossa agitada vida.
É verdade que os vestígios do paraíso edénico ainda estão ao nosso redor: A beleza das rosas, com as suas cores e pétalas aveludadas; a família, que no aconchego da sua intimidade, acolhe pais e filhos, propiciando-lhes amor, conforto, amparo e estímulo para as lutas da vida. Mesmo assim as lágrimas existem e continuarão a existir enquanto o pecado dominar o coração humano.
A beleza encantadora dos raios solares incidindo sobre a gota de orvalho recorda-me a grande esperança. Jesus, o fulgurante Sol da Justiça, ao incidir os raios brilhantes da Sua graça sobre as minhas lutas, problemas e tristezas, faz reflectir a grande esperança de que por ocasião da Sua volta à Terra se cumprirá a promessa da total erradicação de todas as fontes de tristeza e de dor. Então haverá música, louvor e gratidão e nunca mais haverá lágrimas!
"Oh! que música! Não há uma nota dissonante. Todas as vozes proclamam: 'Digno é o Cordeiro, que foi morto.' Apocalipse 5:12. Ele vê o penoso trabalho da Sua alma, e fica satisfeito. Pensam que alguém ali desperdiçará tempo para falar das suas provações e terríveis dificuldades? 'Não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.' Isaías 65:17. Deus ... 'lhes enxugará dos olhos toda a lágrima'. Apocalipse 21:4." E. W. - Manuscrito 18, 1894.