segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A REVELAÇÃO DO CARÁCTER

19 de Dezembro

"Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração." I Samuel 16:7

Quando o profeta Samuel foi até à casa de Jessé para escolher e ungir o novo rei de Israel, o primeiro jovem que lhe foi mostrado foi Eliabe. Era o filho mais velho de Jessé, um jovem alto, forte e de boa aparência. O profeta pensou: Sem dúvida esse moço deverá ser o futuro rei. Mas Deus, que vê além das aparências, tratou de colocar as coisas em ordem na mente do profeta e foi-lhe dizendo: "O Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração." E Eliabe foi rejeitado porque Deus olha para o carácter e não para a aparência das pessoas.
Quando adolescente, frequentando o antigo IASP (Instituto Adventista de São Paulo), o professor Artur Dassow, professor de matemática, era muito admirado por todos os alunos. A sua inteligência, aliada à facilidade de se identificar e de se comunicar com os alunos, eram predicados que faziam das suas aulas momentos inesquecíveis de aprendizagem para a vida. Lembro-me de que em certa ocasião, falando sobre o carácter, ele disse: "Carácter é aquilo que somos quando as portas estão fechadas e as luzes apagadas."
As palavras do nosso estimado mestre foram muito bem compreendidas por todos nós. Era exactamente após as luzes serem apagadas, às 21h45, que tinhamos os momentos críticos de disciplina no internato. Durante o dia alguns alunos pareciam ser bem disciplinados, mas quando as luzes se apagavam eles revelavam o seu verdadeiro carácter.
A lição do professor ficou bem gravada e, ao tornar-me jovem e adulto, entendi que as 'portas fechadas e as luzes apagadas', tinham um significado muito mais extenso e profundo. Entendi, também, que Deus não nos vai julgar pelo que aparentamos ser, mas pelo carácter que temos; isto é, por aquilo que realmente somos. Pois a prática de actos de amor e bondade não trarão crédito algum diante de Deus, se no fundo do coração, sob as sombras do pecado, houver adultério, ódio, rancor, mentira, etc...
Deus deseja ver o carácter do Seu Filho Jesus reflectido na nossa vida. "Se olharmos ainda que por um momento para o Sol na sua glória meridiana, ao desviarmos os olhos, em tudo o que olharmos aparecerá a imagem do Sol. O mesmo se dá quando contemplamos Jesus." - Mensagens aos Jovens, pág. 160.