quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

DESTINO E PREDESTINAÇÃO

21 de Dezembro

Assim como nos escolheu, n'Ele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele; e em amor nos predestinou para Ele, para a adopção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de Sua vontade." Efésios 1:4 e 5

Destino e predestinação são duas palavras com significados diferentes, mas que estão intimamente ligadas. Destino, segundo o dicionário, "é uma sucessão de factos que podem ou não suceder e que constituem a vida do homem, considerados como resultantes de causas independentes da sua vontade". "É aquilo que acontecerá a alguém." Pode significar também o fim ou objecto para que se reserva ou designa alguma coisa. Neste caso, a ilustração simples é o destino de um transporte público, que seria o seu ponto final.
Temos que admitir que a crendice popular tem influenciado, e muito, para o dicionário chegar a dizer que destino é aquilo que acontece independentemente da nossa vontade. Por essa razão dizem: "Pobre fulano. Morreu de cancro do pulmão, mas esse era o seu destino e tinha chegado a sua hora."
E é exactamente neste ponto que a crença do destino se une à crença da predestinação. "Tinha chegado a hora dele." Muitos há que, sem pararem para pensar um pouco no que dizem e no que imaginam, acham que Deus estabelece todas as coisas que acontecem na nossa vida. Isto é, nascemos neste mundo tendo todo o roteiro da vida já preestabelecido por Deus. No entanto, basta que arrazoemos um pouquinho só, para percebermos que a predestinação não tem consistência nessa maneira de entender.
Se uma pessoa fuma durante vinte anos ou adopta um estilo de vida que mina a saúde, será Deus o responsável por estabelecer a maneira e o dia da sua morte? Não seria mais correcto dizer que foi a própria pessoa quem escolheu o seu destino?
A boa notícia que encontramos na Bíblia é que existe uma única predestinação. Somos predestinados para sermos adoptados como filhos de Deus e termos acesso à vida eterna. O apóstolo Paulo diz que Deus "nos predestinou para Ele, para a adopção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de Sua vontade". Efésios 1:5.
A predestinação bíblica é, no entanto, electiva. Deus predestinou todos para a salvação; porém, só serão salvos os que se elegerem, em Cristo, para terem esse destino.