sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

NUTRIR BEM A MENTE

23 de Dezembro

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Filipenses 4:8

No seu livro A Magia de Pensar Grande, David J. Schartz coloca os seguintes pensamentos na página 144:
"Milhões de pessoas vivem a pensar em dietas. Gastamos milhões de dólares em vitaminas, minerais e outros suplementos dietéticos. E todos sabemos porquê. A pesquisa nutricional ensinou-nos que o corpo reflecte a dieta com que é alimentado. A força física, a resistência às doenças, o peso do corpo, e até mesmo o tempo que vivemos, estão intimamente relacionados com o que comemos.
"Da mesma forma a mente também é aquilo de que se alimenta. Claro que o alimento mental não vem em pacotes, e não pode ser comprado nas mercearias. O alimento mental é o ambiente em que vive - todas as pequenas coisas que influenciam o seu consciente e o subconsciente. O tipo de alimento mental que consumimos determina os nossos hábitos, as nossas atitudes, a nossa personalidade. Cada um de nós herdou uma certa capacidade criadora. No entanto, a maneira como a desenvolvemos e a quantidade que dela utilizamos, dependem do alimento mental que ingerimos."
Tanto o corpo como a mente reflectem o alimento de que são nutridos. Como seria bom, nestes dias em que se dá tanto valor à cultura física, que pensassemos também em nutrir e exercitar com sabedoria a nossa mente, alimentando-a com coisas boas. Não vamos permitir que a poluição vinda dos filmes, vídeos e novelas que valorizam e ensinam abertamente a imoralidade, a traição e a violência, se tornem a dieta dos nossos olhos e da nossa alma.
Se desde a queda de Adão e Eva a maldade convive com a humanidade, creio que nestes dias finais da história do pecado parece que ela se está a avolumar de uma forma assustadora. O inimigo de Deus sabe que tem pouco tempo e deseja arrastar o máximo de incautos para o seu lado. Mas diante de grandes batalhas precisamos de ter uma grande preparação. Precisamos de alimentar-nos da Palavra de Deus e de tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável e de boa fama; e deixar de lado, de uma vez por todas, todo o alimento impuro.