terça-feira, 22 de março de 2011

O GRANDE CONSOLADOR

22 de Março

"E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco." João 14:16

Sempre que nos separamos de entes queridos sentimos vazios profundos na alma, que nos ocasionam tristeza e dor. Lembro-me, como se fosse hoje, quando me ausentei do meu lar pela primeira vez. Eu tinha um pouco menos de onze anos de idade. Estava a deixar o lar e a minha tão querida cidade natal. Ia estudar em São Paulo, no IAE - Instituto Adventista de Ensino.
Não consigo apagar da memória o último adeus, as últimas luzes da cidade que ficavam para trás, e depois a tremenda sensação de vazio que tomou conta do meu coração. O combóio, serpenteando pelas curvas do caminho, ia deixando apenas fagulhas que rapidamente se apagavam. Ali começava a saudade. O forte nó que se formava na garganta e as lágrimas que humedeciam os olhos, e que teimavam em descer pela face sem que o desejasse, introduziam-me numa nova experiência na vida. Nesse momento, passei a compreender o que era a saudade.
O grande consolo que tinha era receber as tão esperadas cartas que os meus pais me escreviam. Guardo com muito carinho no meu arquivo algumas dessas cartas. Elas eram escritas pelo meu pai, pela minha mãe ou por ambos. Invariavelmente as cartas continham notícias da família, alguns bons conselhos e palavras de ânimo e incentivo. Essas cartas foram muito úteis para mim, pois além de me consolarem, animaram-me muito a prosseguir a carreira estudantil.
Um hino antigo do Hinário Adventista diz: "Da linda Pátria estou mui longe, triste eu estou. Eu tenho de Jesus saudades, quando será que vou?" Foi o pecado que nos separou de Deus, o nosso Criador. Confesso que tenho muita saudade do meu Deus. Sabemos que Jesus veio ao mundo para reatar a nossa ligação com o Pai; entretanto, terminada a Sua missão entre nós, regressou ao Céu. Porém, Ele não nos deixou sós, abandonados. Acompanha-nos com muito interesse na nossa formação espiritual e também deseja que sejamos vitoriosos na vida.
O consolo pela ausência de Jesus vem-nos de duas maneiras: em forma escrita, através da Bíblia Sagrada, e através da presença do Espírito Santo. É o Espírito Santo que aconselha, anima e fortalece cada um de nós na nosso jornada. É Ele que, com voz mansa e suave, fala ao nosso coração e consciência, constrangendo, insistindo e apelando para que não desanimemos, até ao dia em que voltaremos a viver para sempre com Deus. Como é bom receber conforto, consolo e ânimo! Só o Espírito de Deus nos pode dar tudo isso de maneira tão eficaz. Ele é o nosso Consolador!