quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

CICATRIZES

29 de Dezembro

"Se alguém Lhe disser: Que feridas são essas nas Tuas mãos? Responderá Ele: São as feridas com que fui ferido na casa dos Meus amigos." Zacarias 13:6

Os ferimentos maiores ou menores provocados no nosso corpo deixam sempre as suas marcas. São as cicatrizes. Passado o tempo, terminada a dor, sarada a ferida, ali permanece a cicatriz. Ela lembra-nos que um dia sofremos e que temos de ter todo o cuidado possível para que a triste experiência do passado não se repita.
Creio que será por causa disso que, mesmo no Céu, as cicatrizes nas mãos e nos pés de Jesus permanecerão. Elas terão um duplo significado para nós. Primeiro, lembrar-nos-ão as tristezas e as dores que o pecado legou à humanidade, e que para nos vermos livres dele foi necessário que Jesus fosse "ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades", como escreveu o profeta Isaías.
O segundo significado que deverá ficar patente aos olhos de todos os seres viventes do Universo é que aquelas cicatrizes serão a prova inequívoca do infinito amor que Deus demonstrou por todas as Suas criaturas, através do Seu Filho Jesus.
Ah! O terno amor de Deus não podia suportar ver os Seus filhos perdidos eternamente por causa dos seus pecados. Assim, providenciou a oportunidade aos que desejassem, o terem novamente a vida eterna através da aceitação da morte e sacrifício do Seu Filho Jesus.
As cicatrizes de Jesus também serão para nós uma lembrança eterna e constante de que não vale a pena aventurarmo-nos pelos caminhos da desobediência. Pelo contrário, serão a mais convincente seta indicativa de que compensa viver sempre em constante harmonia com as leis divinas.
Uma carinhosa mãe, ao ter nos braços um filho querido, não fica a recordar os momentos dolorosos pelos quais passou quando o filho nasceu. Assim também as cicatrizes nas mãos e nos pés de Jesus serão para todos nós, Seus filhos, a evidência maior do Seu infinito amor e motivo de alegria e gratidão por parte de todos os remidos. Por toda a eternidade cantaremos e louvaremos a Deus com todas as forças da nossa alma, pelo grande amor de que fomos alvo e que não merecíamos.