terça-feira, 27 de dezembro de 2011

SUPORTANDO-VOS EM AMOR

27 de Dezembro

"Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrém. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós." Colossenses 3:13

Colossos era uma próspera cidade situada no Sudoeste da Frígia, a apenas 16 km de Laodiceia. Crê-se que no ano 61 d.C., sabendo que por lá tinham passado alguns mestres que tentaram levar os fiéis cristãos a desviar-se pelos caminhos de vãs filosofias, Paulo escreveu aos cristãos colossenses uma carta que agora faz parte do canon sagrado da Palavra de Deus.
É no capítulo 3 dessa carta que encontramos Paulo, com palavras cheias de ternura, animando os crentes a viverem uma vida devotada à santidade e ao amor fraternal: "Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente."
Eis aqui uma pequena regra de conduta importante e inteligente que, uma vez colocada em prática, muito nos ajudará a viver em paz e felicidade, tanto no ambiente do nosso lar como na igreja ou na sociedade das quais fazemos parte.
Para nos suportarmos uns aos outros temos que ser tolerantes, e isso nem sempre é fácil! Normalmente todo o ser humano deseja que os outros sejam como ele é e pensa ser. A realidade nua e crua é que nem sempre nós mesmos somos aquilo que aparentamos e pensamos ser. Pois há muitos que passam a vida toda a iludir-se.
Suportar os outros é aceitá-los como são. Na prática, é seguir o exemplo de Jesus. Como é que Ele age connosco? Primeiro aceita-nos como estamos. Não se importando com a roupa que vestimos, os hábitos que possuímos ou os pecados que praticamos. Depois de estarmos com Ele, aí sim, Ele vai trabalhar carinhosamente no nosso coração. Primeiro, limpa o nosso passado, perdoando-nos completamente. Depois, com amor, vai mudando os nossos hábitos. Quando nos apercebemos, nós que éramos rebeldes e avessos à obediência, passamos a ser filhos dóceis, ovelhas meigas do Seu rebanho.
Quer ter paz e ser feliz? Então procure colocar em prática esta pequena regra que Paulo recomendou aos colossenses: 'Suportar e perdoar' aqueles com quem se relaciona.