segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

VÓS TODOS SOIS IRMÃOS

26 de Dezembro

"Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos." Mateus 23:8

Nos dias de Jesus, Ele e os Seus discípulos estavam constantemente às voltas com questões que eram apresentadas pelos escribas e fariseus. Estes colocavam-se como autênticos zeladores dos princípios e das normas de conduta que, segundo eles e as suas interpretações, eram as exigências dos escritos de Moisés e dos profetas.
Jesus sabia que aqueles zelosos escribas e fariseus, embora bem-intencionados na aparência, estavam a transformar a religião, que deveria ser algo que viesse trazer alegria, paz e felicidade ao coração, num peso insuportável.
Mas, como gostavam de ser vistos como pessoas importantes! Nas reuniões, sentavam-se nos primeiros lugares. Gostavam de ser distinguidos. Nas praças, alegravam-se quando lhes chamavam rabis - mestres. O evangelista Mateus relata-nos que Jesus, convidando as pessoas para que não fossem como os fariseus, disse: "Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos." Mateus 23:8.
"Vós todos sois irmãos." Ontem foi dia de Natal. Houve muita alegria, troca de presentes e muita festa. E como é bonito saber de pessoas que têm consciência de que não só os que são os filhos dos seus pais são os seus irmãos! Mas que aqueles que estão a dormir nos bancos das praças, nos cantos dos prédios também o são; os que moram debaixo das pontes, que têm a mão estendida solicitando uma moeda ou alguma coisa para comer. São nossos irmãos os que estão presos a uma cama num leito de hospital; são nossos irmãos as pobres vítimas dos seus próprios erros que, apanhados pela justiça, pagam os seus crimes atrás das grades de uma prisão. Sim, todos eles são nossos irmãos.
O Natal já passou. Aproximamo-nos do 1º dia de Janeiro, que é chamado o Dia de Confraternização Universal. Vamos aproveitá-lo para estender os nossos olhares de amor e misericórdia para os outros irmãos que esperam pela nossa acção. Ao lhes darmos alguma coisa, eles não poderão retribuir-nos; porém, um dia Jesus nos dirá: "Sempre que o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes." Mateus 25:40.