quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

TOLERÂNCIA

28 de Dezembro

"O Meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei." João 15:12

Ontem comentámos um pouco sobre Colossenses 3:13 ("suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros"), e vimos que precisamos de ter espírito de tolerância para colocar em prática o conselho de Paulo.
Tolerância não significa a aceitação dos erros dos outros, mas a aceitação da pessoa que errou. Quem está em erro é o que mais necessita de uma mão amiga no ombro para acompanhar e guiar os seus passos por um novo e melhor caminho.
Ao sermos tolerantes, muitas vezes temos de fechar os olhos e passar por cima de coisas das quais não gostamos e com as quais não concordamos. Quando o verdadeiro amor de Jesus está no nosso coração, a estratégia do 'ferro e fogo', isto é, o enfrentar, as discussões, as imprecações, as acusações, não dão resultado algum. Não funcionam para mudar pessoas e transformar vidas, mas a tolerância sim.
É interessante lembrar a história da diferença entre a roda de ferro e a roda de borracha. Na aparência, uma roda de ferro parece ser muito mais resistente do que a de borracha. No entanto, na prática a coisa é bem diferente. Ao girar sobre o asfalto ou numa estrada de terra e pedra, a roda de ferro desgasta-se rapidamente por causa da dureza da sua natureza. Isto já não ocorre com a roda de borracha. Tolera as pedras e depressões do caminho e, tendo em vista o alvo a que se propõe chegar, vai em frente e alcança o objectivo. Deus tem sido tolerante com a humanidade há seis mil anos e connosco desde que nascemos. Porque não sermos tolerantes com o próximo?
Ao sermos tolerantes, isto é, ao suportarmos e ao perdoarmos às pessoas, não quer dizer que aceitamos os seus erros. Demonstramos o amor que lhes dedicamos. Aquele amor à semelhança do amor de Jesus, que nos amou quando nós ainda éramos pecadores.
Sempre, em todo o lugar, em todo o tempo e no relacionamento com todas as pessoas, vale a pena sermos agradáveis nas palavras e no trato. Essa maneira simpática e paciente pode preparar um coração para receber e aceitar conselhos. Este é o melhor método para ajudar os que precisam de mudar de rumo na vida.