sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

PLANOS PARA O PRÓXIMO ANO

30 de Dezembro

"Só Eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça, e um futuro cheio de esperança. Sou Eu, o Eterno, quem está falando." Jeremias 29:11

Estamos nos últimos dias do ano, e quão salutar é a prática de elaborar, com antecedência, os planos para a vida no próximo ano. É bom não nos contentarmos com o que já alcançámos, e elaborar planos bem definidos para o crescimento espiritual e também noutras áreas secundárias da vida.
É costume dizer que 'plano é uma linha recta que encurta distâncias'. Quem estabelece planos e se esforça por executá-los são as pessoas mais bem sucedidas. Sucesso e vitória não acontecem por acaso. Para alcançá-los temos que fazer um planeamento de longo alcance, sem nos esquecermos das coisas intermédias e das imediatas.
Ao longo da minha vida tenho visto e conhecido muitas pessoas que estabeleceram bons e elevados planos, e que foram muito persistentes para os alcançar. Entretanto, mesmo ao terem alcançado os seus alvos, sentiam-se criaturas infelizes e frustradas. O sucesso alcançado, embora lhes proporcionasse dinheiro, prosperidade, conforto e até fama, não lhes trouxe paz ao coração. Sentiam na alma um vazio profundo que nada do que tinham e possuíam podia preencher.
Sabe o que é que faltou a estas pessoas? Faltou atender à recomendação de Jesus, quando disse: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino [de Deus] e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33.
Vale a pena dar prioridade a Deus nos nossos planos, pois, "os que em todas as coisas consideram Deus como o primeiro, o último e o melhor, são as pessoas mais felizes do mundo. Os sorrisos e o brilho do Sol não lhes desaparecem do semblante. A religião não torna, quem a pratica, grosseiro nem áspero, pouco asseado ou descortês; ao contrário, eleva-o e enobrece-o, refina-lhe o gosto, santifica-lhe o juízo, e habilita-o para a sociedade dos anjos celestiais e para o lar que Jesus foi preparar". - Mensagens aos Jovens, página 38.
Deus tem planos bem definidos para nós. E os nossos para com Ele, quais são?